sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Como alimentos ajudam no tratamento da Candidíase

A candidíase é uma infecção provocada por um fungo, a Candida Albicans, que normalmente existe no organismo de uma mulher saudável. O problema aparece quando ela se multiplica mais do que deveria.
Uma dieta para eliminar o fungo deve ser seguida por mais ou menos três meses. Se estiver num quadro agudo, vai precisar tratar os sintomas com remédios, em seguida com a dieta.
Além de cortar alguns itens do cardápio, devem entrar na sua rotina os probióticos (organismos vivos que fortalecem as bactérias amigas do intestino).


Conheça os alimentos que deve evitar e as medidas a tomar, até que seu organismo se restabeleça:

Açúcar
Além de nutrir a Candida, o doce modifica o pH intestinal. Esses fungos também liberam uma toxina que interfere em alguns neurotransmissores, o que acaba atiçando o seu desejo por doce. Corte o mal pela raiz. Leite e seus derivados também ficam afastados da sua alimentação. A lactose é um tipo de açúcar.

Fermentados
Vinho e cerveja são bebidas fermentadas pela ação dos fungos. Em uma situação normal, isso não sifgnica nenhum problema para o seu organismo, porém, enquanto estiver com candidíase, todos os alimentos que contém fungos devem ficar de fora do seu cardápio. 
Isso inclui todos os tipos de cogumelos, vinagres e produtos que o incluem (ketchup, mostarda, azeitona e picles) e massas com fermento biológico (pão, pizza e torta).

Frutas: com moderação
É liberado o consumo de até quatro porções por dia. Apenas o melão e a melancia devem ser excluídas da dieta, já que podem conter fungos (aquela cobertura branca sobre as sementes).
Fungos estão presentes também em todos os tipos de frutas secas, que devem ser substituídas pelas frescas durante a crise.
  
Mastigue
Comer depressa pode deixar a Candida mais forte. Proteína mal digerida vira alimento para os fungos.

Arroz, só integral
Os carboidratos refinados e simples, como biscoito, arroz, macarrão e pão branco viram açúcar rapidamente no organismo. Os produtos refinados podem ser substituídos pelos integrais, mas nas crises agudas devem ser cortados completamente. 

Pílula
O hormônio sintético das pílulas anticoncepcionais também é um alimento e tanto para os fungos.

Lei seca nas refeições
Líquidos durante as refeições podem atrapalhar o processo digestivo e tirar o equilíbrio da flora intestinal. Tome líquidos apenas uma hora depois das refeições. Depois disso fique à vontade.
O organismo precisa de pelo menos 2 litros e meio de água por dia para eliminar todas as toxinas.
  
Dê preferência aos sucos e adoçantes naturais
Sucos industrializados e refigerantes contêm açúcar ou adoçantes que servem de alimento para a Candida, e ácido cítrico.

Relaxe!
Stress também pode abrir a porta para os fungos. Além de diminuir a imunidade, o stress pode interromper a produção do ácido clorídrico no estômago, comprometendo o equilíbrio da flora, favorecendo a produção de fungos.
  
Coma verduras
Uma alimentação equilibrada, com muita salada verde-escura no almoço e no jantar é a salvação das bactérias amigas. A folha verde tem muitas fibras, auxilia na fermentação das boas bactérias, mantém o pH do intestino adequado e, por consequência, destrói os fungos.

Fonte: http://candidiase-info.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário